Sob a liderança do tenor César Augusto Barichello e um grupo de notáveis da comunidade, todos descendentes de italianos, foi fundada a Società Dante Alighieri, onde Barichello assumiu como primeiro Presidente. Uma de suas primeiras iniciativas foi a criação de um grupo de canto coral, para o qual contou com o apoio da Profª Lígia Romano, que se tornou a primeira regente.


Em 25 de julho de 1985, o grupo fez sua estreia oficial, adotando o nome de “Coral Giuseppe Verdi”.


Em 2009, o “Giuseppe Verdi” uniu-se ao Coral “Nota Livre”, da Associação Atlética Banco do Brasil (AABB) de Santa Maria, formando um único grupo. Desde então, a AISM e a AABB têm combinado seus esforços e talentos para criar espetáculos artísticos de canto coral, encantando os apreciadores dessa arte. A regente atual do coral é a Sra. Martha da Rosa Almeida.


O Coral Giuseppe Verdi desempenha um papel ativo na vida cultural de Santa Maria, realizando apresentações solo e colaborando com diversas instituições e segmentos artísticos, como bandas, grupos musicais variados, teatro e flashmobs. Seus principais objetivos são cultivar a música, compartilhar alegria e celebrar a fraternidade. O coral se reúne todas as segundas-feiras na sede da AISM.