Por iniciativa do tenor, César Augusto Barichello e um grupo de pessoas de destaque da comunidade, todos descendentes de italianos, foi fundada a Società Dante Alighieri, da qual Barichello foi o primeiro Presidente. Logo depois, sua meta foi criar um grupo de canto coral, para o qual angariou vários apoios, entre eles o da Profª. Lígia Romano, que foi sua primeira Regente.

No dia 25 de julho de 1985, o grupo fez a sua primeira apresentação, recebendo o nome de “Coral Giuseppe Verdi”.

Em 2009, o “Giuseppe Verdi” e o Coral “Nota Livre”, da Associação Atlética Banco do Brasil-AABB, de Santa Maria, passaram a constituir um só grupo. Assim, essas duas entidades, AISM e a AABB unem-se os esforços e talentos para que, em conjunto, criem espetáculos artísticos de canto coral aos apreciadores dessa arte. Seu Regente atualmente é o Sra. Martha da Rosa Almeida.

O  Coral Giuseppe Verdi é atuante na vida cultural de Santa Maria, promovendo apresentações solo e realizando parceria com outras instituições e com vários segmentos artísticos – bandas, grupos musicais variados, teatro, “flashmob”, entre outros. Seus principais objetivos são cultivar a música, partilhar a alegria e celebrar a fraternidade entre as pessoas. O Coral Giuseppe Verdi se reune todas as segundas-feira na sede da AISM.