Com o valor da premiação, instituição prevê investimentos no prédio e novos projetos culturais em 2020
A Associação Italiana de Santa Maria (AISM) foi vencedora da 7ª Edição do Edital Culturas Populares, que em 2019 homenageia Vitor Mateus Teixeira, o Teixeirinha. O Concurso, lançado pela Secretaria Especial da Cultura do Ministério da Cidadania, destina neste ano R$ 5 milhões para 250 iniciativas que visam fortalecer e dar visibilidade a atividades da cultura popular e tradicional de todo o Brasil.
De acordo com o Edital, o objetivo da premiação é reconhecer e premiar pessoas físicas e instituições privadas sem fins lucrativos, com natureza ou finalidade cultural, praticantes das diversas expressões culturais populares.
A AISM, fundada em 1896 como Società Italiana di Mutuo Soccorso, tinha como objetivo inicial dar amparo material aos imigrantes pobres, além do promoção da cultura e das tradições italianas. Atualmente é uma das entidades culturais mais atuantes na cena cultural do centro do Estado.
Na inscrição do Prêmio Culturas Populares 2019 a associação indicou alguns dos eventos realizados nos últimos anos, entre eles: a apresentação do grupo de teatro italiano “Le Arti Per Via”, o curso de Mosaico Artístico, o projeto “Serata Cultural”, o programa “L’incontro con l’Aism”, o intercâmbio com escolas de língua e cultura italiana da Itália, a Certificação Internacional de Língua Estrangeira (CILS), o Ciclo de Cinema Italiano, os jogos de cartas italianos, a publicação dos livros “Minha terra adeus” e “Uma Olhada Para Trás: Histórias Italianas”, o Curso de Língua e Cultura Italiana e apresentações do Coral Giuseppe Verdi.
O valor da premiação será revertido em investimentos no prédio próprio, sede da associação, e na implementação de novos projetos culturais em 2020.