Carlos X, o último Rei Bourbon da França

Você sabia que o Rei Carlos X, viveu os seus últimos dias em Gorizia*? Era 6 de novembro de 1836 e o rei estava no Palácio Coronini Creonberg, hoje sede da fundação sem fins lucrativos de mesmo nome. Após a Revolução de julho, ocorrida em Paris em 1830, e que derrubou o reino absolutista dos Bourbons, Carlos X exilou-se.

Em 1836 ele estava na Boêmia e decidiu se mudar para áreas mais saudáveis e amenas para escapar de uma epidemia de cólera. Gorizia era na época um posto avançado do sul do Império Austríaco. A cidade pertencia ao Reino da Ilíria, um estado do império com Ljubljana como capital, onde residiam vários refugiados franceses. Quando o rei chegou lá, em 15 de outubro de 1836, ele se estabeleceu com parte de sua comitiva no Palazzo Coronini Cronberg, enquanto outra parte ficou no Palazzo Strassoldo, hoje sede do Grand Hotel Entourage. O destino de Carlos X foi trágico, pois ele morreu, exatamente de cólera, algumas semanas após sua chegada.

O rei repousa na cripta do mosteiro de Castagnevizza, na atual Nova Gorica, onde seis outros membros da família francesa Bourbon foram posteriormente sepultados. A imagem que propomos mostra o exterior do Palácio Coronini Cronberg no final do século XIX. É uma pintura a óleo do vienense Alois Hans Schram, exibida no andar principal.

O palácio, do final do século XVI, também pertenceu à família Strassoldo, acabou sofrendo modificações significativas. Possui um belo parque estilo inglês, de cerca de cinco hectares, rico em espécies de plantas e achados arqueológicos. Recomenda-se uma visita.

 

*Gorizia é uma das quatro províncias da região Friuli Venezia Giulia, Itália.

Autor: Daniele Macuglia para o Ente Friuli nel Mondo

                                                                             Tradução para o Português: José Zanella

 

📖 Fontes: coronini.it; samostan-kostanjevica.si; turismofvg.it; Conte di Montbel, Ultima Epoca della Vita di Carlo X …, Venezia 1838, pp. 32-67; Luigi Bader, I Borboni di Francia in esilio a Gorizia, Gorizia 1994, passim; Palazzo Coronini Cronberg a Gorizia, a cura di Cristina Bragaglia Venuti e Serenella Ferrari Benedetti, Milano 2007, passim.

📸 Imagem: Fondazione Palazzo Coronini Cronberg onlus.

𝗢artigo original encontra-se nas redes sociais do Ente Friuli nel Mondo.

#SavevistuChe, #VocêSabiaQueFVG, #EnteFriulinelMondo, #StoriadelFriuli, #FriuliVeneziaGiulia