No dia 09/11 foi inaugurado em Vale Vêneto, distrito de São João do Polêsine, o primeiro monumento do Projeto “25 Leoni di San Marco”promovido pelo Comitato Vêneto do Rio Grande do Sul – COMVERS. Na ocasião a AISM esteve representada por seu Presidente Ismar Cunegato, pelo 1º Vice-presidente Elton Bordignon e pela Presidente do Circolo Vêneto, Isabel Cristina Dalcin Quirino.
O projeto faz parte das comemorações dos 150 anos da imigração ítalo-vêneta no Rio Grande do Sul e prevê a instalação de 25 monumentos em diversas cidades do Estado.
Símbolo da República Veneziana, o Leão de São Marcos é a marca do povo vêneto, de seu território, da convivência civil e de tradições cristãs. É, também, símbolo de paz e de milhares de famílias e descendentes vênetos no exterior.A representação de São Marcos em forma de leão alado possui um preciso significado na iconografia cristã. Simboliza a força da palavra do evangelista, as suas asas representam a elevação espiritual e a auréola é o simbolo cristão da santidade.
Em Vale Vêneto o monumento foi instalado na fachada do prédio do Museu do Imigrante Italiano Eduardo Marcuzo numa iniciativa da Associação Vêneta de Vale Vêneto – AVE.